Produto Canadense Aumenta Eficiência de Sistemas de Tratamento Biológico em 25%

A canadense SciCorp, empresa representada no Brasil pela Alpha Water, de São Bernardo do Campo, SP, está apresentando ao mercado brasileiro o Biologic SR2, um produto proveniente de nutrientes líquidos totalmente naturais, à base de plantas, capaz de aumentar a eficiência de sistemas de tratamento biológico, eliminando odores e reduzindo os custos de operação da estação.

“Basta adicionar pequenas doses do produto na entrada do processo”, disse Derek Maat (à esquerda na foto), diretor de operações, durante a Fenasan em São Paulo, realizada de 3 a 5 de outubro. A concentração é da ordem de 1 a 10 partes por milhão. Por exemplo, para um tanque de 1000 m3 de água, são necessários 3 litros do produto por dia, dependendo da concentração de DBO/DQO do efluente. Segundo o executivo, o Biologic SR2 pode ser aplicado em sistemas aeróbios, anaeróbios e até mesmo em lagoas de tratamento, tanto para estações elevatórias e municipais de esgoto como industriais de alta capacidade, sem necessitar de nenhuma infraestrutura especial – somente o equipamento para dosagem.

O produto estimula o crescimento da flora bacteriana responsável pela hidrólise de gorduras, óleos e graxas (FOG) e outros biossólidos presentes em águas residuais. Como resultado, os biossólidos são hidrolisados de forma mais completa e mais rápida nas estações de tratamento. “A hidrólise é a etapa limitante da taxa de remoção biológica de sólidos em muitas estações de tratamento de efluentes. A adição do SciCorp Biologic SR2 resolve isso eficientemente e melhora o desempenho geral do tratamento biológico”, disse Gilmar Pires (à direita na foto), diretor da Alpha Water.

Os resultados comprovam o aumento da capacidade de tratamento em cerca de 25%, com a redução de DQO, DBO e fósforo. A redução do lodo gerado segue a mesma proporção. No Chile, em um dos clientes atendidos recentemente, a aplicação em um sistema de lagoa possibilitou a redução de 95% nos gastos com coagulantes e polímeros. A economia é da ordem de US$ 3 mil por mês, incluindo o custo do nosso produto. “Não é preciso mais esvaziar a lagoa para retirar a camada sedimentada, como ocorria antes com frequência”, disse Maat.

Outra vantagem é a redução dos odores. Estudos mostram que os ingredientes ativos do Biologic SR2 criam condições que permitem que bactérias degradam matéria orgânica superem a competição com as produtoras de sulfeto de hidrogênio pelo carbono disponível.

O diretor da SciCorp está bastante confiante com o mercado brasileiro e as perspectivas do marco do saneamento. “Em parceria com a Alpha, estamos trabalhando lado a lado com os clientes, ajudando-os desde o início do projeto até a operação”, afirmou. A empresa pode também realizar testes junto aos clientes interessados em conhecer a solução e economizar na operação. “Os resultados são visíveis em questão de horas”, garantiu.